Pinagem ESP32


Pinagem ESP32



Hello World, vamos entender um pouco mais sobre o que o ESP32 nos oferece.




 Imagem ampliada: Board Pinout





Existem dois pinos de força. Pino VIN e pino 3.3V. O pino VIN pode ser usado para alimentar diretamente o ESP32 e seus periféricos, se você tiver uma fonte de tensão de 5V regulada. O pino de 3,3V é a saída de um regulador de tensão integrado. Este pino pode ser usado para fornecer energia a componentes externos.





Graduated Neutral Density filter, "filtro graduado de densidade neutra", é um pino de aterramento da placa do ESP32.




Nada mais são que os pinos I2C e SPI do hardware do ESP32 para conectar todos os tipos de sensores e periféricos em seu projeto.



A placa possui 25 pinos GPIO que podem ser atribuídos a várias funções programáveis. Cada GPIO digital habilitado pode ser configurado para pull-up ou pull-down interno ou definido para alta impedância. Quando configurado como uma entrada, também pode ser definido como trigger de borda ou trigger de nível para gerar interrupções na CPU.



A placa integra ADCs SAR de 12 bits e suporta medições em 15 canais (pinos analógicos ativados). Alguns desses pinos podem ser usados ​​para construir um amplificador de ganho programável que é usado para a medição de pequenos sinais analógicos. O ESP32 também foi projetado para medir as tensões enquanto opera no modo de suspensão.





A placa possui dois canais DAC de 8 bits para converter sinais digitais em tensões analógicas. Esse DAC duplo pode acionar outros circuitos.




A placa oferece 9 GPIOs com sensor capacitivo que detectam variações capacitivas introduzidas pelo contato direto do GPIO ou proximidade com um dedo ou outros objetos.



O ESP32 possui 2 interfaces UART, ou seja, UART0 e UART2, que fornecem comunicação assíncrona (RS232 e RS485) e suporte a IrDA, e se comunicam em até 5 Mbps. O UART fornece gerenciamento de hardware dos sinais CTS e RTS e controle de fluxo de software (XON e XOFF).




Possui três SPIs (SPI, HSPI e VSPI) nos modos escravo e mestre. Essas SPIs também oferecem suporte aos seguintes recursos de SPI de uso geral:
  • 4 modos de temporização da transferência do formato SPI. 
  • Até 80 MHz e os relógios divididos de 80 MHz. 
  • FIFO de até 64 bytes.


A placa possui 25 canais (quase todos pinos GPIO) de pinos PWM controlados pelo controlador PWM (Pulse Width Modulation). A saída PWM pode ser usada para acionar motores digitais e LEDs. O controlador consiste em PWM temporizador e no PWM operador. Cada temporizador fornece tempo de forma síncrona ou independente, e cada operador PWM gera a forma de onda para um canal PWM.



 usado para ativar o ESP32. O chip é ativado quando acionado para HIGH e quando para LOW, o chip funciona com potência mínima.




Referencia 

https://lastminuteengineers.com/esp32-arduino-ide-tutorial/



Sem comentários:

Enviar um comentário